A mestranda Leysereé, Psicóloga, nos apresentou seu Projeto de Dissertação de mestrado trabalhando como tema A Lei moral em Kant e o Superego em Freud. Sendo um tanto quanto desafiador Leysereé fundamenta sua tese abordando as aproximações e diferenças que há nos dois Filósofos. Em Kant foram apresentados esquematicamente a reconstrução do Imperativo Categórico. E esta reconstrução partiu de cinco aspectos centrais. Antes de nomear esses cinco aspectos a aluna trabalhou a fundamentação de sua reflexão em Kant das obras: A Metafísica dos Costumes (1785); A Crítica da Razão Pura (1781) e a Crítica da Razão Prática (1788).
Os cinco aspectos dos Imperativos: Categóricos e Hipotéticos abordados foram: 1º O Formal- Prescritivo, cuja lei não visa um fim material (ação descritiva); 2º Dever – Obediência por dever, sentido moral e obediência conforme ao dever, sentido legal; 3º Sentimento de respeito, princípio subjetivo; 4º Interesse Moral # do Interesse patológico que é oculto e 5º Autonomia versus Liberdade.
Tendo como objeto de sua reflexão e análise em Kant a Lei Moral, os Imperativos, em Freud o objeto de sua reflexão e análise foi trabalhado o Superego e o texto para sua fundamentação: Sobre o Narcisismo, pautando o agente psíquico. Em Freud duas tópicas foram abordadas 1º Tópica (antes de 1923): termos trabalhados - Conscientes, Pré-conscientes e Inconscientes; 2º Tópica (após 1923): termos trabalhados - Ego, Id, e Superego.
Na sua análise Leysereé nos aponta no seu trabalho que no ano de 1924 surge o Problema do Masoquismo: gerenciado pela dor que pode trazer satisfação ou prazer e aqui a pulsão de morte desencadeia a destruição, a agressividade. Partindo da análise do filme O Porteiro da Noite, o qual mostra o amor sadomasoquista desenvolvido entre uma ex-prisioneira de um campo de concentração nazista, Lúcia, e um oficial da SS, Maximilian Aldorfer, que na época fora seu torturador e amante.Treze anos depois dela ser libertada os dois se reencontram num hotel em Viena onde o mesmo é porteiro e neste hotel eles revivem toda antiga relação doentia e auto-destrutiva. Esta ação é bastante presente na cena em que Maximilian vai ao apartamento dela e lhe pergunta se ela está ali para delatá-lo, a seguir os dois discutem, ele bate nela a chama de vagabunda e todo aquele ritual sadomasoquista do passado é revivido, terminando a cena com juras de amor. Temos nesta cena toda análise que Leysereé nos abordou a respeito de seu estudo, enfocando principalmente a questão da Pulsão de morte em Freud, o problema do masoquismo.
No Filme e essencialmente nesta cena que descrevemos é bastante notório a sensação de prazer e satisfação que a personagem Lúcia sente ao levar pancadas, ao ser xingada e submetida a toda forma de sadomasoquismo que passa pelas mãos de seu ex-amante e torturador, Maximilian, nele também é muito presente o olhar e a satisfação que o mesmo sente ao machucar e bater no seu objeto de desejo e consumação, Lúcia.
A relação doentia e auto-destrutiva de amor, sofrimento e paixão que os dois revivem nos mostra o quanto essa realidade é presente em muitos casos amorosos de paixão entre os casais, o universo do sadomasoquismo é invariável tanto no homem quanto na mulher que se submetem em um ser o torturador e a outra vítima, quanto de impulso do Superergo é reinante nessas relações. O tema do sadomasoquismo foi presente também no filme de Nicolas Cage - 08 Milímitros
No mundo do Erotismo a fantasia é ingrediente essencial e muito explosivo para a satisfação do prazer e a consumação da dor, por mais inconsciente que seja, não há aquele que não tenha demonstrado tal realidade nas suas fantasias doentias, para aqueles que julgam assim, para os protagonistas dessas relações é o mais natural possível a pessoa demonstrar o quanto ama seu ou sua parceira realizando e submetindo o outro aos seus mais invariáveis delírios e desvarios. Em Suma, o que o estudo e a análise de Leysereé quer nos dizer na sua tese é que cada um de nós carrega dentro de si um pouco de masoquismo e sadomasoquismo em nossas relações diárias com o outro.
Os cinco aspectos dos Imperativos: Categóricos e Hipotéticos abordados foram: 1º O Formal- Prescritivo, cuja lei não visa um fim material (ação descritiva); 2º Dever – Obediência por dever, sentido moral e obediência conforme ao dever, sentido legal; 3º Sentimento de respeito, princípio subjetivo; 4º Interesse Moral # do Interesse patológico que é oculto e 5º Autonomia versus Liberdade.
Tendo como objeto de sua reflexão e análise em Kant a Lei Moral, os Imperativos, em Freud o objeto de sua reflexão e análise foi trabalhado o Superego e o texto para sua fundamentação: Sobre o Narcisismo, pautando o agente psíquico. Em Freud duas tópicas foram abordadas 1º Tópica (antes de 1923): termos trabalhados - Conscientes, Pré-conscientes e Inconscientes; 2º Tópica (após 1923): termos trabalhados - Ego, Id, e Superego.
Na sua análise Leysereé nos aponta no seu trabalho que no ano de 1924 surge o Problema do Masoquismo: gerenciado pela dor que pode trazer satisfação ou prazer e aqui a pulsão de morte desencadeia a destruição, a agressividade. Partindo da análise do filme O Porteiro da Noite, o qual mostra o amor sadomasoquista desenvolvido entre uma ex-prisioneira de um campo de concentração nazista, Lúcia, e um oficial da SS, Maximilian Aldorfer, que na época fora seu torturador e amante.Treze anos depois dela ser libertada os dois se reencontram num hotel em Viena onde o mesmo é porteiro e neste hotel eles revivem toda antiga relação doentia e auto-destrutiva. Esta ação é bastante presente na cena em que Maximilian vai ao apartamento dela e lhe pergunta se ela está ali para delatá-lo, a seguir os dois discutem, ele bate nela a chama de vagabunda e todo aquele ritual sadomasoquista do passado é revivido, terminando a cena com juras de amor. Temos nesta cena toda análise que Leysereé nos abordou a respeito de seu estudo, enfocando principalmente a questão da Pulsão de morte em Freud, o problema do masoquismo.
No Filme e essencialmente nesta cena que descrevemos é bastante notório a sensação de prazer e satisfação que a personagem Lúcia sente ao levar pancadas, ao ser xingada e submetida a toda forma de sadomasoquismo que passa pelas mãos de seu ex-amante e torturador, Maximilian, nele também é muito presente o olhar e a satisfação que o mesmo sente ao machucar e bater no seu objeto de desejo e consumação, Lúcia.
A relação doentia e auto-destrutiva de amor, sofrimento e paixão que os dois revivem nos mostra o quanto essa realidade é presente em muitos casos amorosos de paixão entre os casais, o universo do sadomasoquismo é invariável tanto no homem quanto na mulher que se submetem em um ser o torturador e a outra vítima, quanto de impulso do Superergo é reinante nessas relações. O tema do sadomasoquismo foi presente também no filme de Nicolas Cage - 08 Milímitros
No mundo do Erotismo a fantasia é ingrediente essencial e muito explosivo para a satisfação do prazer e a consumação da dor, por mais inconsciente que seja, não há aquele que não tenha demonstrado tal realidade nas suas fantasias doentias, para aqueles que julgam assim, para os protagonistas dessas relações é o mais natural possível a pessoa demonstrar o quanto ama seu ou sua parceira realizando e submetindo o outro aos seus mais invariáveis delírios e desvarios. Em Suma, o que o estudo e a análise de Leysereé quer nos dizer na sua tese é que cada um de nós carrega dentro de si um pouco de masoquismo e sadomasoquismo em nossas relações diárias com o outro.
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