O Presente projeto de pesquisa em que o aluno Jorge Vanderlei, aluno do terceiro ano de Filosofia está realizando, tem como objetivo mostrar a relação entre Antropologia, Religião e História. Segundo Jorge seu intento é demonstrar que a antropologia pragmática kantiana ela é uma antropologia moral. Para sustentar seu pensamento Jorge apresenta como suporte duas obras de Kant Die Religion, A Religião datado do ano de 1793, nesta obra, Jorge quer desenvolver duas questões: Como é possível o compromisso do gênero humano consigo? E Como é possível o homem se tornar cidadão do mundo? Segundo Kant o objetivo nesta obra é estudar a relação da natureza humana com a religião. A segunda obra é datado do ano de 1798 Antropologie e tem como finalidade conhecer tanto o interior como o exterior do ser humano e conhecer o interior do homem pelo seu exterior.
Na Die Religion, temos o conceito elaborado por Kant da natureza humana como princípio subjetivo do livre-arbítrio, em dos autores que Jorge está trabalhando Loparic, para este a natureza humana é um conceito heurístico e somente pode ser compreeendidos como o conjunto de condições subjetivas favoráveis ou não para a execução das regras tanto teóricas como práticas. Em suma a teoria heurística permite criar relações entre fenômenos e caracterizá-los, por isso é necessário postular um conceito finalístico dando unidade ao conjunto de fenômenos.
Na Antropologie, partindo das questões levantadas anteriormente por Jorge Kant conceituará natureza humana por meio da sensibilidade do ser humano, demonstrando que a sua vontade é determinada em relação a um objeto, este que pode existir ou não.
Em Suma, Jorge que ressaltar que o conceito de natureza humana para Kant é um conceito heurístico que possibilite articular as noções de desejo, imaginação, propenção, ânimo, faculdade e outras. E aqui se pode alinhar, segundo Jorge, as respectivas obras para um objetivo comum, estudar a relação do conceito de natureza humana com a disposição do homem ao cumprimento da lei moral, perpassando pela Antropologia, Religião e História Mais uma vez Jorge quer reforçar a validação de sua preposição de que a antropologia pragmática é uma antropologia moral, demonstrando que o homem pode fazer da sua natureza, articular a sensibilidade do ser racional e o cumprimento da lei moral.
Na Die Religion, temos o conceito elaborado por Kant da natureza humana como princípio subjetivo do livre-arbítrio, em dos autores que Jorge está trabalhando Loparic, para este a natureza humana é um conceito heurístico e somente pode ser compreeendidos como o conjunto de condições subjetivas favoráveis ou não para a execução das regras tanto teóricas como práticas. Em suma a teoria heurística permite criar relações entre fenômenos e caracterizá-los, por isso é necessário postular um conceito finalístico dando unidade ao conjunto de fenômenos.
Na Antropologie, partindo das questões levantadas anteriormente por Jorge Kant conceituará natureza humana por meio da sensibilidade do ser humano, demonstrando que a sua vontade é determinada em relação a um objeto, este que pode existir ou não.
Em Suma, Jorge que ressaltar que o conceito de natureza humana para Kant é um conceito heurístico que possibilite articular as noções de desejo, imaginação, propenção, ânimo, faculdade e outras. E aqui se pode alinhar, segundo Jorge, as respectivas obras para um objetivo comum, estudar a relação do conceito de natureza humana com a disposição do homem ao cumprimento da lei moral, perpassando pela Antropologia, Religião e História Mais uma vez Jorge quer reforçar a validação de sua preposição de que a antropologia pragmática é uma antropologia moral, demonstrando que o homem pode fazer da sua natureza, articular a sensibilidade do ser racional e o cumprimento da lei moral.
Um comentário:
Você colocou as principais caracteristicas do trabalho do Jorge, explicitou bem os objetivos do texto dele e conseguiu explicar bem o que decidiu comentar sobre o trabalho.
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