sexta-feira, 18 de abril de 2008

Comentário: Projeto da mestranda Sônia

O Presente trabalho da aluna e mestranda Sônia tem como objetivo fazer uma análise a respeito da Lei Moral e as Virtudes dentro de uma óptica kantiana e nesse sentido a autora procura fazer a distinção de Virtude nos estóicos e no próprio Kant. É importante ressaltar as inúmeras definições sobre virtude e verificar aquelas ou aquela que mais se aproxima do conceito que o Filósofo alemão apresenta. Vejamos: Virtude - faculdade liberada de resistir; força das máximas no ser humano no cumprimento de seu dever consigo e com os outros; ação ética; força moral da vontade que não se esgota em si mesmo; ações livres em conformidade com a lei, habilidade; dever moral para com os outros.
Diante dessas inúmeras definições podemos ter agora um claro posicionamento a respeito do pensamento de Kant na pesquisa da aluna Sônia. Ao abordar a lei moral e as virtudes, vemos que em Kant o seu pensamento se organiza de forma sistemática, ele um formalista em seus fundamentos, por isso que o filósofo alemão postula categoricamente que a virtude por si só não tem uma garantia, uma segurança, pois, somente a ação moral irá validar a virtude. O que Kant afirma com autoridade é que a lei moral constitui um determinativo da razão, ou seja, o imperativo da própria razão parte de você mesmo, aqui iremos observar que o homem como cidadão do mundo a sua ação é direcionada em relação com este mundo.
Dentro desta abordagem kantiana temos, segundo Sônia, uma clara distinção a respeito da virtude: para os Estóicos a virtude tem como objetivo um fim em si mesmo. Para Kant o móvel da ação não deve visar o fim em si mesmo, nesse sentido a noção de homem é que determina a ação humana, noção de dever em Kant: o dever constitui a liberdade da pessoa para fazer o que deve e sua liberdade é um ato de coragem. Para ilustrar o seu trabalho Sônia tem como suporte a obra do filósofo alemão A Metafísica dos Costumes, nesta ela procura apresentar a distinção entre a doutrina do direito e doutrina da virtude que compõe A Metafísica dos Costumes, na doutrina da virtude há os deveres consigo e os deveres com os outros, ou seja, o respeito á própria vida e os deveres consigo próprio.

Nenhum comentário: