segunda-feira, 17 de março de 2008

O Nascimento Filosofia


A Filosofia nasce com o modo como o filósofo absorve, conceitua, analisa, explica e argumenta a respeito da Verdade, ela constitui-se como um fator vital e necessário baseado em sua justificação como Ciência e poderíamos questionar porquê como Ciência? Ela é Ciência porque o conhecimento das coisas pelas causas primeiras, poís, para explicar plenamente a realidade, deve-se transcender a experiência para poder chegar até ás causas primeiras da coisas. Outra premissa que constitui o nascimento da Filosofia é que ela irá se ocupar, tendo como interlocutores, os filósofos, em "resolver o problema da vida", mas o que ela pretende é redefinir os problemas e três são os problemas básicos inerentes ao seu nascimento: o problema gnosiológico, do conhecimento, ainda que é necessário nos certificarmos de nossas capacidades cognoscitivas; o problema metafísico, cuja solução consiste na penetração integral do ser em suas distinções fundamentais - Deus, alma, homem e mundo- e um terceiro problema o da moral, o qual se refere com base na metafísica, reveladora da essência das ações do homem na relação consigo mesmo, com os outros e com o mundo. O desenvolvimento de seu nascimento podemos abordar em quatro grandes períodos.O primeiro período denomina-se substancialmente de período naturalista, poís, afonte de especulação dos filósofos esta voltada para o mundo exterior e esse mundo exterior, onde sejulga achar o princípio unitário de todas as coisas, podemos datá-la ao século VI a.C.terminando dois séculos depois, seu surgimento propriamente dito surge fora da Grécia, nas florescentes colônias gregas da Ásia Menor(Jônia) e da Magna Grécia. A primeira expressão do período naturalista é a escola jônica a qual floresceu em Mileto durante o século VI, seu fundador é Táles de Mileto. No século IV as peças de Sófocles, Édipo e Antígona nos trazem o mapeamento do terreno filosófico e no século VIII temos os poemas homéricos, Hesíodo, outro poeta, surgirá dois séculos antes séc. VI com sua obras aTeogonia e Os Trabalhos e os dias. Tanto Homero como Hesíodo são os maiores representantes da filosofia poética. Outros grandes filósofos surgiram nesse primeiro período: Anaximandro, Pitágoras, Heráclito, Empédocles, Parmenides e Demócrito. O segundo período que marca o seu nascimento é o príodo chamado sistemático, é nesse período que se realiza a grande e lógica sistematização do pensamento grego, tendo como os maiores pensadores os filósofos Platão e Aristóteles, seus pensamentos e obras influenciaram toda a cultura filosófica ocidental. Nesse período temos também os Sofistas os quais se tornaram mestres de eloquência, e tinham como centro a cidade de Atenas, os grandes representantes são: Protágoras, Górgias, Hípias e Pródicos. E junto aos Sofistas temos os Cínicos que se tornaram conhecidos como os filósofos "cachorros", que significa aqueles que quer se curar se aproximam da verdade. O terceiro período marcante no nascimento da filosofia, abrange os três séculos que irão da morte de Aristóteles até o início da era moderna. Esse período denomina-se como o período ético, porque o interesse da filosofia está voltado para os problemas morais, três grandes correntes filosóficas surgiram nesse período as escolas estóica, epicurista e a cética, cada uma delas tentará mostrar a forma com que o homem deve a proveitar a sua vida sem culpa, nesse período temos a figura de Marco Aurélio, o grande imperador romano, que se destacou pelas ações que fez e entre essas ações uma de maior repercussão é a Arena, local que ele se divertia ao ver as pessoas devoradas pelos famintos leões. E um quarto período marcante no nascimento da filosofia podemos denominá-lo como período religioso, poís, o espírito humano procura a solução integral do problema da vida e do mal na religião, este período também chamado de Medieval, surgirá a grande figura de Agostinho, esse eminente filósofo que contribuirá enormemente com o seu pensamento e as suas obras, nesse período temos a Patrística, o aparecimento dos grandes Padres da Igreja, juntamente com a suas obras e pensamentos, o fortalecimento do pensamento da Igreja é emergente nesse período.

2 comentários:

Tânia Paschoal disse...

Descordo de alguns pontos do teu texto, mas isso conversamos pessoalmente, no mais está como seus outros, bem escrito e percebe-se que você se empenha mesmo em pesquisar para depois escrever...

Gutemberg M. Tavares disse...

Copiei seu texto para estudar para uma prova de filosofia... ainda não li, quando o fizer postarei um comentário.

Se tiver tempo passe pelo meu blog, e se achar pertinente deixe um comentário.

nacoladocartola.blogspot.com

até mais