RELATÓRIO DO VÍDEO – INDIVIDUAL – Jone Dário
O Presente relatório juntamente com a produção do vídeo que o grupo Homero Produções apresentou para um público de adolescentes de 14 anos e para suas Catequistas, realizado numa escola da Comunidade local no Município de Colombo, foi fruto de um trabalho árduo e ao mesmo tempo gratificante, pois, os resultados obtidos refletem aquilo que sempre em sala de aula pautamos: que no exercício de filosofar, estamos aprendendo constantemente com o outro e que nunca sabemos de tudo ou temos respostas para tudo, é preciso perder-se a si mesmo como nos fala Nietzsche na arte da vocação formativa da filosofia: “ Uma vez que se tenha encontrado a si mesmo, é preciso saber, de tempo em tempo, perder-se e depois reencontrar-se, pressuposto que se seja um pensador” ( Nietzsche, 1978, p.50).
Perder esse si mesmo, que fala Nietzsche, é perder esse ego preso ao cotidiano histórico para alcançar esse homem que está em constante transformação, criação intencional de si. É com esse aprendizado do perder-se a si mesmo, que a experiência pela qual participei, foi gratificante do ponto de vista pedagógico, metodológico e relacional.
Pedagógico, pois, tive a oportunidade de aplicar um pouco daquilo que aprendemos com os professores, saber escutar o outro, suas histórias, sua própria vida. Metodológico, pois, a metodologia aprendida em sala de aula, não nos faz reféns a um modelo estático e ser flexível ao ambiente em que estamos nos proporciona aprender sempre mais e Relacional, pois, estar com o outro, nos renova ainda mais o velho conceito de querer tentar moldar o outro segundo os nossos critérios e pensamentos.
A aplicabilidade do material didático que projetamos e realizamos no primeiro semestre e nos deu a oportunidade de executá-lo nesse semestre, foi uma prova onde percebi e senti que o outro necessita ser ouvido e ele demonstra essa necessidade de falar, falar de sua história, seu aprendizado, filosofia no dia-a-dia, pois, em suas falas demonstraram de maneira simples sua filosofia própria, a qual é uma constituição de sua personalidade e de suas ações. Os adolescentes e as Catequistas, souberam, para mim, como viver a que Ética, Solidariedade, Justiça, Educação e a Liberdade, temas do nosso trabalho em vídeo e presente no caderno de atividades, estão pertinentes nas suas vidas: no Trabalho, na Comunidade, na Família, na relação com o outro. E tudo isso tendo como objetivo ajudar o outro a crescer, como cidadão e como ser humano, para a construção de uma Sociedade mais humana. Senti-me feliz por aquilo que pude contribuir e aprender na relação com os adolescentes e as Catequistas, pois, cada um deles mostrou sua autenticidade e transparência no quesito, exercitar a filosofia.
Como conclusão, finalizo com este pensamento de Nietzsche acerca do conhecer e saber as coisas, que quando achamos que sabemos de tudo, é preciso nos despedir por um tempo, assim nos fala o Filósofo alemão:
“ Quando é preciso despedir-se – daquilo que sabes conhecer e medir, é preciso que te despeças, pelo menos por um tempo” ( Nietzsche, 1978, p.50)
sábado, 30 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário