sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Análise do Livro Didático


Análise dos Livros Didáticos

O Livro “ Filosofia” da Filósofa e Professora Marilena Chauí, destinado ao Ensino Médio e Fundamental, foi submetido ao exame de análise sob os seguintes pontos:

1) Conteúdo
2) Apresentação externa
3) Didática
4) Qualidade Visual

1) Conteúdo

No que se refere ao seu conteúdo o livro “Filosofia” está bem estruturado em seu corpo na divisão de Unidades e Capítulos. Para o Ensino Médio e Fundamental o seu desenvolvimento que a autora apresenta a respeito da História da Filosofia obedece a um critério bem específico, quando a mesma faz uma trajetória de toda a História da Filosofia desde o seu conceito primário de saber “O que é Filosofia”, até percorrer pelas principais correntes filosóficas apresentando respectivamente os Filósofos que maracaram cada corrente específica, com sua teoria e obras.

2) Apresentação Externa

O Livro em sua Apresentação Externa nos chama atenção pela sua estrutura organizacional, contém o Título, a Capa, Folha de rosto, nome da autora, editora, ano de sua edição e a Cidade. Quanto as cores, são bem diversificadas e variadas, chamando assim a atenção do aluno. A autora apresenta, para uma melhor metodologia conceitual, o Sumário o qual é dividido em Unidades e Capítulos, os Temas de cada Unidade obedecem a uma ordem cronológica facilitando com que o Professor adentre aos alunos o assunto de cada aula que for aplicada, quanto a metodologia que o Professor irá utilizar caberá ao mesmo encontrar esse caminho de acordo com os critérios que cada Estabelecimento de Ensino proporciona.

3) Didática

Ao que diz respeito a Didática que o Livro oferece, podemos encontrar uma Linguagem adequada ao público, ou seja, aos alunos do Ensino Médio e Fundamental, favorecendo uma compreensão da leitura por parte desses alunos, em outras palavras, o aluno não terá dificuldade em fazer uma leitura vertical do conteúdo, poís, a autora utiliza de exemplos corriqueiros ao explicar determinado termo filosófico, ela partir do simples para chegar ao complexo na reflexão filosófica.
O Desenvolvimento dos conceitos se dá pelo metódo expositivo e a elaboração das questões, elas são apresentadas no final de cada Unidade de acordo com os Capítulos que continham na quela Unidade. No entanto, essa metodologia provoca um grande acúmulo de conhecimentos e conceitos, para facilitar melhor a compreensão do aluno, a aplicabilidade dessas questões poderiam ser mais acessíveis se forem apresentadas no final de cada Capítulo, assim o aluno não encontraria dificuldade em respondê-las.

4) Qualidade Visual

O Livro por ser destinado ao Ensino Médio e Fundamental, apresenta uma carência em sua Qualidade Visual, pois, o mesmo apresenta uma enorme bagagem de conceitos, muitos conceitos e poucas Ilustrações.
A Ilustração é um dos recursos que podem auxiliar na compreeensão de um conceito quando o mesmo não é bem claro na sua explicação e argumentação, constitui uma da ferramentas, principalmente voltado ao público jovem, como é o caso doa alunos do Ensino Médio e Fundamental.



Adotaria ou não e por quê?

Adotaria sim, o Livro “ Filosofia” de Marilena Chauí para os respectivos alunos do Ensino Médio e Fundamental.
No entanto, não ficaria preso somente a aula expositiva, trabalharia com os alunos metodologias que pudessem viabilizar uma maior participação, usando como recursos, caso o Estabelecimento de Ensino me fornecesse materiais visuais como slides, filmes, documentários, ilustrações, canções e outros meios. Cada vez mais o desafio de ensinar Filosofia, constitui para nós eternos aprendizes, uma dialética processual que envolve Teoria, Vida e Experiência.

Nenhum comentário: